I Jogos Mundiais Indígenas 2015: Modalidades.

  A partir do dia 18 de setembro, Palmas (TO) irá sediar o primeiro Jogos Mundiais Indígenas. O evento contará com a participação de 2.200 indígenas de todo o mundo, contando com 22 etnias do nosso país, fora os outros 30 países participantes.

  As festividades duram 13 dias, sendo que os três primeiros serão utilizados para a ambientação, contando com excursões para pontos turísticos da cidade e socialização com a comunidade local. Nos dez dias seguintes, teremos as atividades desportivas, culturais e artísticas de cada etnia participante. Dentre as atividades desportivas teremos os Jogos Nativos de Integração, Jogos Tradicionais Demonstrativos e Jogos Ocidentais, que contam com essas modalidades:
  •  Tiro com Arco e Flecha: 
   Antigamente, os indígenas utilizavam o arco e flecha como arma de guerra. Hoje além das práticas desportivas, é muito utilizado em rituais, caça e pesca. Grande parte das etnias utiliza o caule de uma palmeira chamada Tucum para a confecção do arco, mas isso pode variar muito em relação a cada etnia e suas necessidades culturais. A flecha é feita de bambu e a ponta também tem grande variação em relação a etnia que a fábrica. Essa é uma modalidade individual masculina e o alvo fica a cerca de 30 metros de distância do atleta. 
  •     Arremesso de Lança:
   Prova individual realizada apenas por homens, a prova em si tem por objetivo o lançamento de uma lança pela maior distância possível, a contagem de pontos é feita a partir da distância e vence quem fizer a maior pontuação.
  • Cabo de Força:

  É uma modalidade voltada para a demonstração de força física e é muito aceita entre os indígenas. Normalmente é a prova mais esperada pelos atletas, isso ocorre pois a força física é muito importante nas aldeias, isso é algo cultural pois na busca dos guerreiros, a força era testada até os limites de cada um. Em relação a competição, cada etnia pode inscrever duas equipes de dez atletas, uma masculina e outra feminina. A eliminatória é feita de forma simples até chegar ao vencedor.
  • Corrida de velocidade rústica (100m):


  A corrida de velocidade, assim como o cabo de força, é mais uma demonstração de força física para os atletas. Depois de algumas adaptações, foi escolhido o percurso de 100m e cada etnia pode participar com uma equipe feminina e uma masculina, contendo dois atletas cada uma.  
  • Canoagem Rústica Tradicional:
   A canoa é muito utilizada como meio de transporte para os indígenas e cada etnia tem uma forma diferenciada de fabricação dela. Isso trouxe certo problema na competição, como todas as canoas eram diferentes em tamanho e peso, tiveram que definir apenas uma para a utilização. A escolhida foi a canoa da etnia Rikbatsa, do Mato Grosso, pois foi a que mais teve aceitação entre as demais etnias. A prova é feita em lago ou rio aberto e a distância será definida de acordo com a Organização do evento.
  • Corrida de Tora:
  A corrida com tora é muito apreciada pelos indígenas, sendo utilizado como parte do ritual de iniciação ou apenas como atividade desportiva. A preparação da tora, assim como diversos outros aspectos é muito particular de cada etnia, muito cultural. Em uma próxima oportunidade farei uma matéria só sobre a corrida de tora e poderei exemplificar cada aspecto. A competição é feita entre duas equipes, utilizando de dez atletas cada com direito a três de reserva.  A eliminatória é feita de forma simples até se chegar ao vencedor.
  • Lutas Corporais:
  Mais uma demonstração da força física do atleta, pode ser realizado tanto por homens como mulheres. Aqui podemos encontrar o Huka Huka, luta tradicional dos povos do Xingu, que é caracterizada por dois atletas ajoelhados que giram em sentido anti-horário com o objetivo de levantar o adversário e jogá-lo no chão. Aqui o prêmio é o reconhecimento pela sua força por toda a comunidade.
  • Xikunahaty (Futebol de Cabeça):
  É muito semelhante ao futebol, mas a bola só pode ser tocada pela cabeça doas atletas. A competição é feita por duas equipes de até dez atletas e um capitão. Durante a partida a bola pode tocar o chão antes de ser tocada pelo atleta, lembrando que a única parte do corpo utilizada é a cabeça.
  • Futebol de Campo:
  O futebol de campo é muito apreciado por diversas etnias indígenas e já pode ser considerado algo completamente cultural deles. As regras são praticamente as mesmas que da confederação brasileira de futebol, a diferença é que o jogo tem apenas 50 minutos de duração, dividido em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos entre cada um deles.
  • Natação (Travessia):
  A natação tem muita relação com a canoagem, um é utilizado como meio de transporte e o outro a vida indígena. Grande parte do tempo, principalmente quando se é criança é passado dentro de rios, como uma recreação. A prova é praticada por homens e mulheres em águas abertas, testando a resistência de cada atleta.  



Conheça um pouco mais dos Jogos Indígenas Mundiais de 2015:



Fontes:
·

5 comentários:

  1. Prezado ! Bom dia
    Meu nome é Cláudio sou professor de educação física e fisioterapeuta, estou desenvolvendo minha dissertação em mestrado e gostaria muito de participar dos Jogos Mundiais Indígenas. Fui atleta profissional de basquete e também apito jogos de futebol,vólei , handebol e basquete.
    Fico no agrado de uma reciproca, para que eu possa contribuir com os jogos

    Att
    Prof.Cláudio
    (11) 99878-0746 / (11) 5897-2782 rec.
    e-mail:formulaesportiva@outlook.com

    ResponderExcluir
  2. Prezado ! Bom dia
    Meu nome é Cláudio sou professor de educação física e fisioterapeuta, estou desenvolvendo minha dissertação em mestrado e gostaria muito de participar dos Jogos Mundiais Indígenas. Fui atleta profissional de basquete e também apito jogos de futebol,vólei , handebol e basquete.
    Fico no agrado de uma reciproca, para que eu possa contribuir com os jogos

    Att
    Prof.Cláudio
    (11) 99878-0746 / (11) 5897-2782 rec.
    e-mail:formulaesportiva@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudio não faço parte da organização do evento, desculpe a demora para responder.

      Excluir
  3. Parabéns, até agora seu blog foi onde encontrei as informações mais relevantes sobre os Jogos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz com a sua opinião. Volte sempre :)

      Excluir