A Música Indígena


  A  música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura. Presente também em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada pois a partir dela podemos saber se estamos em uma guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta. Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão, como veremos mais a baixo. Cada tribo possui seus instrumentos específicos, os que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como o material utilizado para a fabricação por exemplo.
  Algo muito bacana que podemos ressaltar é que para o indígena o próprio corpo é tido como um instrumento musical. Com a batida dos pés eles dão ritmo a melodia dos instrumentos, sendo que até podem utilizar apenas o corpo para determinados rituais. Acompanhado da música sempre temos danças também, mas irei retratar isso de uma forma mais abrangente em um próximo post aqui no blog.

  Alguns exemplos de instrumentos musicais indígenas:
  • Flauta dos índios Enawenê-Nawê: Essa flauta tem grande importância para essa etnia, sendo utilizada em rituais e tendo até o seu local específico dentro da aldeia, a Casa das Flautas. Estão intimamente ligadas a seres do subterrâneo na formação dos clãs dos Enawenê-Nawê.
  • Pau-de-Chuva: É um instrumento de percussão, seu som é semelhante ao barulho da chuva, é muito utilizado em rituais de cura ou que envolvam o xamanismo em geral
     
  • Chocalho: Nessa categoria podemos incluir diversos instrumentos já que o nome é bem genérico. Vou começar falando um pouco sobre a Maracá. Ela é constituída de forma simples mas tem grande importância em diversos rituais de muitas etnias, pois nele se tem o poder de fechar o corpo contra os espíritos ruins, para os Avá-Canoeiro por exemplo ela é de extrema necessidade no ritual de plantação, pois sem o som da maracá as plantas novas não crescem. Está presente também no rito de criação de uma etnia, onde sem o som proveniente das maracás o deus não conseguiria os encontrar acabando assim com todo o universo. Podemos então ver a força e a importância que esse instrumento tem. Ele é composto, na maioria das vezes, de uma cabaça preenchida com grãos ou sementes, qualquer coisa que ao balançar consiga fazer o som característico.
    Nessa categoria podemos e devemos incluir também o chocalho de pé, um instrumento muito bonito e de grande serventia, pois como já comentamos acima, grande parte do som que os indígenas utilizam em seus rituais e festas são provenientes do corpo, como esse chocalho fica preso no pé, todas as vezes que batem ele no chão para algum efeito saí um belo som desse instrumento.
    • Apito: É utilizado em diversos rituais para chamar entidades/seres, também pode ser utilizado para imitar sons de pássaros
    • Uruá: É uma flauta utilizada em diversos rituais, como os do Yawalapiti por exemplo. É considerado sagrado pelos indígenas e indispensável no ritual do Kwarup, a despedida dos mortos realizada no Alto Xingu.


      Aqui dei apenas alguns exemplos dos instrumentos indígenas mais utilizados, sendo que ainda existem uma infinidade de sons que podemos explorar mais detalhadamente. Caso você tenha se interessado vou deixar mais abaixo o link para download de dois albúns maravilhosos que um grande amigo me indicou, tenho certeza que todos vão gostar. Eu particularmente estou encantada com  o que ouvi.






      Deixo um vídeo para a apreciação:


    A Flauta Uruá:
     

52 comentários:

  1. nossa quue bosta nao tem nada nesse site que presta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pra começar isso aqui não é um site, e sim um blog. E segundo, se você leu o conteúdo e ainda acha que não tem nada, logo se vê que é o retrato do brasileiro atualmente, que não conhecem sua própria cultura, que não se conhecem, a si mesmo.
      Pelo menos você, "chirlei", teve a oportunidade de entrar aqui e aprender um pouco da história e cultura dos donos da nossa terra, fez pouco uso do que lhe foi oferecido. Uma pena.

      Excluir
    2. Agradeço a sua resposta Vitor, depois do que você disse não tenho mais a necessidade de responder o comentário acima ;)

      Excluir
    3. jakline seu blog e otimo to aprendendo muito parabens bjs

      Excluir
    4. Oi Maria, fico muito feliz em estar contribuindo com seu aprendizado.Volte sempre :D

      Excluir
    5. Montei boa parte da minha aula de música com referência no teu material.brigada pela contribuição.

      Excluir
  2. cala sua boca "vitor" eu nao perguntei se isso aki é site ou blog seu troxa idiota vai roda bolsinha na esquina que se ganha mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito bacana. Como etnomusicólogo considero um bom texto introdutório para um tema tão complexo e diverso. E Chirlei, espero que em sua caminhada você possa aprender de forma madura a respeitar o próximo, afinal suas palavras são fracas e não levam a lugar algum. Se consideras ruim o que foi dito neste blog contribua para a melhoria ao invés de apenas criticar de forma áspera e irresponsável. Se não tens capacidade de contribuir não é necessário ser rude, apenas se cale. Não perca tempo na sua vida com xingamentos que apenas são prejudiciais a você.

      Excluir
    2. vai se fuder fdp se vc nao gostou entao porque pesquisou sobre o tema? se nao gostou guarde para vc mesma, nao precisa falar para os outros ja que ninguem se importa com sua opniao

      Excluir
    3. e concordo com vc patrezi esse blog é muito bom foi o primeiro site que ussei para fazer meu trabalho do colegio vou compartilha ele com meus amigos para tirarem o que procuram, uma pesquisa boa e otima,perfeita para um trabalho do colegio, mas eu tenho uma dica vc poderiam botar as classificaçoes dos instrumentos como os aerofones, idiofones, membramofones e etc mas tirando isso o blog é otimo vc devem ter tido o maior trabalho e o maior estudo para fazer esse blog meus parabems pa vc dois

      Excluir
    4. COITADA DA CHIRLEI. NÃO SABE NEM ESCREVER. O CORRETO É: "VAI RODAR, NÃO VAI RODA." RSRSR

      Excluir
  3. adorei a matéria! ajudou muitoo!!! ... e vitor, nao liga para as pessoas que relamente nao apreciam a cultura indigena e nem se quer deve ter lido essa FANTÁSTICA materia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em encontrar pessoas que ainda valorizam a cultura indígena. Volte Sempre ;)

      Excluir
  4. parabéns muito bom,usei para trabalho de faculdade.Pena que tem pessoas que não dão valor aos nosso ancestrais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com isso, quando comecei a escrever nunca imaginei que um dia meu blog poderia ser utilizado como fonte para um trabalho acadêmico. É inexplicável a sensação rs. Volte sempre :D

      Excluir
  5. muito bom me ajudou em trabalho de musica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Henrique! Fico muito feliz em ter ajudado :D

      Excluir
  6. Muito bom, me ajudou no trabalho sobre cultura indígena, parabéns!
    E fico triste como que alguns brasileiros tratam tão mal a cultura do próprio país.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Preciso compor uma música sobre os povos indígenas. Estou colhendo elementos que fará a concretização do meu trabalho. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, espero que tenha conseguido concluir o seu trabalho :D

      Excluir
  8. eu amei vai me ajudar muito na prova

    ResponderExcluir
  9. muito bom seu blog. Esta me ajudando muito na minha tarefa de musica. Continue assim

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso esse blog. Se algo que me encanta na nossa cultura é a tradição indigena. Já vai servir para meu trabalho do dia 19/03/17 que irei realizar com as crianças que dou aula. Parabéns Jakline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que ajudei no seu trabalho! Agradeço pelo comentário ♥

      Excluir
  11. Parabéns Jakline, muitas dessas informações do seu blog, vão servir para o meu TCC de pós graduação em pedagogia. Não se incomode e não desanime com comentários não construtivos. Continue levando informações e dando valor ao que é mais importante. Nossas tradições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu blog vai ajudar no seu TCC, como pesquisadora me sinto útil ao ajudar e como ser humano me sinto extremamente feliz em ver tantas pessoas com interesse na nossa linda e rica cultura. Pretendo voltar a escrever aqui, faculdade tem consumido muito meu tempo mas comentários motivadores como o seu sempre me deixam com vontade de voltar.

      Excluir
  12. Sensibilizado pelo assunto índios, no seu blogs, minha cara Jakeline sinto-me mais brasileiro! SELVA.

    ResponderExcluir
  13. Sensibilizado com o assunto índios, em seu blogs, minha cara Jakline, sinto-me mais brasileiro. SELVA!

    ResponderExcluir
  14. nossa ate que fim achei algum site com o conteudo que eu preciso
    muito obrigado Jakline Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber! Precisando só avisar :)

      Excluir
  15. muito obrigado! me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  16. Mano, vcs fazem mt mimimi... o Site é ótimo! Se n gostou? problema seu! n vem reclamar com quem n tem culpa da tua infelicidade blz? Amei o artigo! Ajudou no trabalho :)
    E olha, seja lá quem escreve, n desiste desse blog maravilhoso só por causa de gente q tem a vida mergulhada na bosta e desconta em vc! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Isa, fico muito feliz em saber que o artigo foi útil pra ti. Tem alguns anos que não consigo me dedicar ao blog, faculdade consome todo meu tempo útil mas comentários como o seu me fazem sentir vontade de voltar, quem sabe. Nossa cultura é linda e extremamente rica, sempre tem algo novo pra contar ;)

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado pela informaçao compartilhada, sou da Costa Rica e estou interessado na cultura dos povos amazonicos, adorei seu blog! Continue escrevendo que faz muito bem a comunidade! Saudaçoes!

    ResponderExcluir
  19. Shirlei Ristow - Sensacional esse blog,... educativo, carrega um aprendizado característico do povo indígena,querendo ou não todos nos temos um pouco de índio dentro de si, falamos alguns dialetos indígenas. Como diz o velho cacique, tem coisa que o branco sabe e não sabe que sabe,... a cultura indígena é muito rica em sabedoria, assim como outras culturas o povo branco é que não quer enxergar.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo Blog, parabéns pela o iniciativa! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, seu blog ajudou muito na pesquisa do meu livro. <3

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo belo texto e pesquisa sobre nossa verdadeira cultura a Indígena. Eu como Cientista Social e pesquisador da História, professor de História, Geografia, Sociologia, adorei!
    Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história em Blumenau
    www.adalbertoday.blogspot.com

    ResponderExcluir