A Música Indígena


  A  música para o indígena é algo muito importante, devido a todo o seu peso social e ritual. Ela está presente nas diversas manifestações culturais e sociais de cada etnia, fazendo parte dos rituais de magia, socialização, contato direto com os ancestrais e cura. Presente também em festas comemorativas, podendo ser vista como uma linguagem diferenciada pois a partir dela podemos saber se estamos em uma guerra, em um ritual para os deuses ou em alguma outra manifestação cultural distinta. Os índios brasileiros utilizam predominantemente instrumentos de sopro ou percussão, como veremos mais a baixo. Cada tribo possui seus instrumentos específicos, os que são compartilhados de alguma maneira sofrem diversificações, como o material utilizado para a fabricação por exemplo.
  Algo muito bacana que podemos ressaltar é que para o indígena o próprio corpo é tido como um instrumento musical. Com a batida dos pés eles dão ritmo a melodia dos instrumentos, sendo que até podem utilizar apenas o corpo para determinados rituais. Acompanhado da música sempre temos danças também, mas irei retratar isso de uma forma mais abrangente em um próximo post aqui no blog.

  Alguns exemplos de instrumentos musicais indígenas:
  • Flauta dos índios Enawenê-Nawê: Essa flauta tem grande importância para essa etnia, sendo utilizada em rituais e tendo até o seu local específico dentro da aldeia, a Casa das Flautas. Estão intimamente ligadas a seres do subterrâneo na formação dos clãs dos Enawenê-Nawê.
  • Pau-de-Chuva: É um instrumento de percussão, seu som é semelhante ao barulho da chuva, é muito utilizado em rituais de cura ou que envolvam o xamanismo em geral
     
  • Chocalho: Nessa categoria podemos incluir diversos instrumentos já que o nome é bem genérico. Vou começar falando um pouco sobre a Maracá. Ela é constituída de forma simples mas tem grande importância em diversos rituais de muitas etnias, pois nele se tem o poder de fechar o corpo contra os espíritos ruins, para os Avá-Canoeiro por exemplo ela é de extrema necessidade no ritual de plantação, pois sem o som da maracá as plantas novas não crescem. Está presente também no rito de criação de uma etnia, onde sem o som proveniente das maracás o deus não conseguiria os encontrar acabando assim com todo o universo. Podemos então ver a força e a importância que esse instrumento tem. Ele é composto, na maioria das vezes, de uma cabaça preenchida com grãos ou sementes, qualquer coisa que ao balançar consiga fazer o som característico.
    Nessa categoria podemos e devemos incluir também o chocalho de pé, um instrumento muito bonito e de grande serventia, pois como já comentamos acima, grande parte do som que os indígenas utilizam em seus rituais e festas são provenientes do corpo, como esse chocalho fica preso no pé, todas as vezes que batem ele no chão para algum efeito saí um belo som desse instrumento.
    • Apito: É utilizado em diversos rituais para chamar entidades/seres, também pode ser utilizado para imitar sons de pássaros
    • Uruá: É uma flauta utilizada em diversos rituais, como os do Yawalapiti por exemplo. É considerado sagrado pelos indígenas e indispensável no ritual do Kwarup, a despedida dos mortos realizada no Alto Xingu.


      Aqui dei apenas alguns exemplos dos instrumentos indígenas mais utilizados, sendo que ainda existem uma infinidade de sons que podemos explorar mais detalhadamente. Caso você tenha se interessado vou deixar mais abaixo o link para download de dois albúns maravilhosos que um grande amigo me indicou, tenho certeza que todos vão gostar. Eu particularmente estou encantada com  o que ouvi.






      Deixo um vídeo para a apreciação:


    A Flauta Uruá:
     

110 comentários:

  1. nossa quue bosta nao tem nada nesse site que presta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, pra começar isso aqui não é um site, e sim um blog. E segundo, se você leu o conteúdo e ainda acha que não tem nada, logo se vê que é o retrato do brasileiro atualmente, que não conhecem sua própria cultura, que não se conhecem, a si mesmo.
      Pelo menos você, "chirlei", teve a oportunidade de entrar aqui e aprender um pouco da história e cultura dos donos da nossa terra, fez pouco uso do que lhe foi oferecido. Uma pena.

      Excluir
    2. Agradeço a sua resposta Vitor, depois do que você disse não tenho mais a necessidade de responder o comentário acima ;)

      Excluir
    3. jakline seu blog e otimo to aprendendo muito parabens bjs

      Excluir
    4. Oi Maria, fico muito feliz em estar contribuindo com seu aprendizado.Volte sempre :D

      Excluir
    5. Montei boa parte da minha aula de música com referência no teu material.brigada pela contribuição.

      Excluir
    6. Tem gente que a ignorância é tanta que não vale a pena ensinar.

      Excluir
    7. Lindo Blog, que Deus Abençoe geral!

      Excluir
    8. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      Excluir
  2. cala sua boca "vitor" eu nao perguntei se isso aki é site ou blog seu troxa idiota vai roda bolsinha na esquina que se ganha mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito bacana. Como etnomusicólogo considero um bom texto introdutório para um tema tão complexo e diverso. E Chirlei, espero que em sua caminhada você possa aprender de forma madura a respeitar o próximo, afinal suas palavras são fracas e não levam a lugar algum. Se consideras ruim o que foi dito neste blog contribua para a melhoria ao invés de apenas criticar de forma áspera e irresponsável. Se não tens capacidade de contribuir não é necessário ser rude, apenas se cale. Não perca tempo na sua vida com xingamentos que apenas são prejudiciais a você.

      Excluir
    2. vai se fuder fdp se vc nao gostou entao porque pesquisou sobre o tema? se nao gostou guarde para vc mesma, nao precisa falar para os outros ja que ninguem se importa com sua opniao

      Excluir
    3. e concordo com vc patrezi esse blog é muito bom foi o primeiro site que ussei para fazer meu trabalho do colegio vou compartilha ele com meus amigos para tirarem o que procuram, uma pesquisa boa e otima,perfeita para um trabalho do colegio, mas eu tenho uma dica vc poderiam botar as classificaçoes dos instrumentos como os aerofones, idiofones, membramofones e etc mas tirando isso o blog é otimo vc devem ter tido o maior trabalho e o maior estudo para fazer esse blog meus parabems pa vc dois

      Excluir
    4. COITADA DA CHIRLEI. NÃO SABE NEM ESCREVER. O CORRETO É: "VAI RODAR, NÃO VAI RODA." RSRSR

      Excluir
    5. Chirlei é tão burra que não tem argumento e nem sabe escrever

      Excluir
    6. Burro e você larga de ser chato nossa vesse creçe a Chirlei tá certa isso e uma bosta mesmo DÉNUNCIA

      Excluir
    7. quer chamar o outro de burro e escreve tudo errado

      Excluir
    8. se nao gostaram, nao podemos fazer nada, mas vcs podem se retirar daq e comentar bosta em outro lugar seus niceguys de merda

      Excluir
  3. adorei a matéria! ajudou muitoo!!! ... e vitor, nao liga para as pessoas que relamente nao apreciam a cultura indigena e nem se quer deve ter lido essa FANTÁSTICA materia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário! Fico muito feliz em encontrar pessoas que ainda valorizam a cultura indígena. Volte Sempre ;)

      Excluir
  4. parabéns muito bom,usei para trabalho de faculdade.Pena que tem pessoas que não dão valor aos nosso ancestrais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz com isso, quando comecei a escrever nunca imaginei que um dia meu blog poderia ser utilizado como fonte para um trabalho acadêmico. É inexplicável a sensação rs. Volte sempre :D

      Excluir
  5. muito bom me ajudou em trabalho de musica

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, me ajudou no trabalho sobre cultura indígena, parabéns!
    E fico triste como que alguns brasileiros tratam tão mal a cultura do próprio país.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom. Preciso compor uma música sobre os povos indígenas. Estou colhendo elementos que fará a concretização do meu trabalho. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, espero que tenha conseguido concluir o seu trabalho :D

      Excluir
  8. muito bom seu blog. Esta me ajudando muito na minha tarefa de musica. Continue assim

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso esse blog. Se algo que me encanta na nossa cultura é a tradição indigena. Já vai servir para meu trabalho do dia 19/03/17 que irei realizar com as crianças que dou aula. Parabéns Jakline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que ajudei no seu trabalho! Agradeço pelo comentário ♥

      Excluir
  10. Parabéns Jakline, muitas dessas informações do seu blog, vão servir para o meu TCC de pós graduação em pedagogia. Não se incomode e não desanime com comentários não construtivos. Continue levando informações e dando valor ao que é mais importante. Nossas tradições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que meu blog vai ajudar no seu TCC, como pesquisadora me sinto útil ao ajudar e como ser humano me sinto extremamente feliz em ver tantas pessoas com interesse na nossa linda e rica cultura. Pretendo voltar a escrever aqui, faculdade tem consumido muito meu tempo mas comentários motivadores como o seu sempre me deixam com vontade de voltar.

      Excluir
  11. Sensibilizado pelo assunto índios, no seu blogs, minha cara Jakeline sinto-me mais brasileiro! SELVA.

    ResponderExcluir
  12. Sensibilizado com o assunto índios, em seu blogs, minha cara Jakline, sinto-me mais brasileiro. SELVA!

    ResponderExcluir
  13. nossa ate que fim achei algum site com o conteudo que eu preciso
    muito obrigado Jakline Costa

    ResponderExcluir
  14. muito obrigado! me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  15. Mano, vcs fazem mt mimimi... o Site é ótimo! Se n gostou? problema seu! n vem reclamar com quem n tem culpa da tua infelicidade blz? Amei o artigo! Ajudou no trabalho :)
    E olha, seja lá quem escreve, n desiste desse blog maravilhoso só por causa de gente q tem a vida mergulhada na bosta e desconta em vc! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Isa, fico muito feliz em saber que o artigo foi útil pra ti. Tem alguns anos que não consigo me dedicar ao blog, faculdade consome todo meu tempo útil mas comentários como o seu me fazem sentir vontade de voltar, quem sabe. Nossa cultura é linda e extremamente rica, sempre tem algo novo pra contar ;)

      Excluir
  16. Muito legal o blog!!! Parabéns Jakline!!!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado pela informaçao compartilhada, sou da Costa Rica e estou interessado na cultura dos povos amazonicos, adorei seu blog! Continue escrevendo que faz muito bem a comunidade! Saudaçoes!

    ResponderExcluir
  19. Shirlei Ristow - Sensacional esse blog,... educativo, carrega um aprendizado característico do povo indígena,querendo ou não todos nos temos um pouco de índio dentro de si, falamos alguns dialetos indígenas. Como diz o velho cacique, tem coisa que o branco sabe e não sabe que sabe,... a cultura indígena é muito rica em sabedoria, assim como outras culturas o povo branco é que não quer enxergar.

    ResponderExcluir
  20. Ótimo Blog, parabéns pela o iniciativa! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, seu blog ajudou muito na pesquisa do meu livro. <3

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo belo texto e pesquisa sobre nossa verdadeira cultura a Indígena. Eu como Cientista Social e pesquisador da História, professor de História, Geografia, Sociologia, adorei!
    Adalberto Day Cientista social e pesquisador da história em Blumenau
    www.adalbertoday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá... Adorei o conteúdo abordado no blog... Estou fazendo um trabalho de pesquisa com meus alunos do ciclo de alfabetização... Gostaria de mais sugestões objetivas para que os alunos também possam pesquisar com mais autonomia sobre os instrumentos musicais originários dos indígenas. Temos encontrado muita coisa sobre a cultura e música geral, gostaria de algo mais especifico para responder nossa questão: Quais são os instrumentos musicais da atualidade que sejam de origem indígena?
    Agradeço desde já se puder contribuir com algo mais sobre o assunto...
    parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  24. Como foi a chegada de Pedro Álvares Cabral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Pedro Álvares Cabral ia pegar as especiarias mas foi direto para um país desconhecido ( Brasil ) e descobriu o nosso país e fim

      Excluir
    2. Victor Silva Brombal é o meu nome

      Excluir
  25. Jakline me tira uma dúvida existe homem branco que mora com os índios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que depois de quase 3 anos talvez você já tenha sanado sua dúvida mas existe sim. Caso tenha alguma outra dúvida, meu e-mail pessoal é: jaklineecosta@gmail.com

      Excluir
  26. Parabéns Jakline 😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎😎⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️⚽️🏆🏆🏆🏆🏆🏆🏆

    ResponderExcluir
  27. Parabéns, Jakline Costa, pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Jackline Costa, gostei do seu desempenho em ajudar os outros. Tenho que fazer um trabalho sobre canções indigenas e esse foi o que mais gostei, nem a Wikipedia não me ajudou. Só espero que minha professora goste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ela tenha gostado do seu trabalho ♥ Sou da área de História, faço minhas pesquisas em teses de outros colegas da área, por isso algumas informações não são encontradas em outros sites de pesquisa. Fico feliz em ter te auxiliado ♥

      Excluir
  29. E além de tudo seu site é seguro, tem muitos sites que entramos e não é segurado e também não ajuda.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada pela contribuição.
    Parabéns pela iniciativa, em falar sobre os Povos Originários

    ResponderExcluir
  31. Parabens pelo trabalho , foi o unico site que achei com todas informações clara.
    Estou fazendo meu trabalho encima dessas informações.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns por porem a cara a tapa, continue sempre, gostei, bem explicadinho, simples, está me ajudando bastante e cresçam bastante, ah posso pedir mais uns temas ?
    História da música e da dança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo comentário, gostei muito da sua sugestão, já vou começar a fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema e logo mais posto algo bacana para vocês ♥

      Excluir
  33. Gostei muito útil as informações aqui, aprendi mais um pouco, Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber, agradeço pelo comentário ♥

      Excluir
  34. Um blog fantástico e rico em informações!

    ResponderExcluir
  35. O conteúdo sobre os Povos indígenas foi de grande valia para meu filho, deixou o trabalho dele mais rico em conteúdo principalmente as partes sobre cantos indígenas, tinha até a tradução que ele precisa. Obrigado pelo publicação.

    Obs: não costumo comentar mais devido a um comentário desnecessários que li resolvi colocar o meu pois o conteúdo e de muito valia para quem precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito agradecida pelo comentário Le e ainda mais feliz por ter auxiliado no aprendizado do seu filho ♥

      Excluir
  36. 5iuufwjlminututewbjn64t
    Traições Jfurnw

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. Tem muitos outros conteúdos no blog, espero que algo te agrade ^^

      Excluir
  38. ÓTIMA PESQUISA, ESTOU MUITO FELIZ DE TER ENCONTRADO, USAREI ESTE TEXTO EM ATIVIDADE SOBRE A MÚSICA E INSTRUMENTOS INDÍGENAS PARA EJA NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS. É UMA PESQUISA COM IDEIAS ATUALIZADAS, MUITO RICA. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado ♥ Sou professora e sei como é complicado encontrar conteúdos atualizados as vezes. Fico ao seu dispor para qualquer dúvida.

      Excluir
  39. não me ajudou com minha questão,mais e um blog/site incrível!com certeza pode me ajudar em próximas coisas,ou ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso ainda precise de ajuda, meu e-mail pessoal é: jaklineecosta@gmail.com
      Peço desculpas pela demora, fiquei algum tempo sem ter acesso ao blog mas pretendo retornar as atividades agora. Muito obrigada ♥

      Excluir
  40. vim aqui pela minha prof kkk mt bom obg <3

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo seu conteúdo,
    Esta me ajudando. Valeu!!

    ResponderExcluir
  42. Adorei. Serviu mto para a pesquisa da minha filha. Valeu

    ResponderExcluir
  43. Eu gostei do conteúdo, me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir